19 de agosto de 2017

Os ricos e as farmácias

Estou no Rio de Janeiro. Estou na principal avenida da zona oeste, av. Das Américas, no final do Recreio.
A paisagem é descomunal, maravilhosa, como boa parte do RJ vista dos apartamentos e morros. Apesar da quantidade absurda de prédios e condomínios luxuosos, os montes verdes ainda se destacam muito mais no curto horizonte.
Essa avenida é muito movimentada, 24h passam muitas pessoas dentro de carros e coletivos, pouquíssimas pessoas andam pelo bairro. Eu, que gosto de caminhar, não entendo bem.
Sento na sacada e sinto o cheiro de incenso vindo de outro apartamento. O chá de canela esquenta por dentro. O barulho não deixa pensar.
Tem uma ciclovia bacana nessa avenida mas quase ninguém usa.
Tem muitas farmácias nessa avenida. Ontem resolvi voltar caminhando da escola de dança, que fica na própria avenida, e fiquei tão surpresa com a quantidade de farmácias. Ricos gostam de farmácia.
quando eu morava em Curitiba já tinha notado esse apego que rico tem com farmácia. Os lugares de alta classe sempre tinham 3, 4 farmácias em distâncias bem pequenas.
No bairro onde moro atualmente, preciso andar umas 5 quadras pra chegar numa farmácia. Aqui na av. Das Américas eu só preciso atravessar a rua... E duas quadras tanto pra frente quanto pra trás já tem outras.
Ai fui percebendo que, em questão de saúde pro povo que mora aqui, sai mais em conta ir na farmácia mesmo. O hortifruti é um lugar luxuoso demais, as frutas e verduras são muito mais caras que o omeprazol. Não tem ninguém andando na rua, todo mundo de carro, a via é expressa, é perigoso ser atropelado, ninguém se respeita, forma transito e é um estresse... Bicicleta então? Não fode.
As praias mais próximas estão a 30 minutos andando mas ninguém ansa. De carro é rapidinho.
Tem ar condicionado em todo e rodo e todo e qualquer lugar. Mas o resfenol custa 3 reais em qualquer farmácia e olha que isso tem a rodo aqui.
Que apego doido que essa gente tem com remédio. E não é com a saúde não, se não todo mundo se cuidava. É com remediar as coisas mesmo. E cada vez mais percebo que isso é coisa de gente rica que não sabe se cuidar sozinho. O remédio e a fsrmacia são as babás... E coitadas das farmacêuticas!
gente rica gosta mesmo de remediar. Fazer cagada e remediar. Acho que por isso tanto rico entra em projeto social. Remedia seus privilégios e "cura" os sintomas deles na própria alma.
Rico é doente.

Nenhum comentário: