17 de março de 2006

Esse Não Tem Título

Num dia de inverno as crianças vão ao parque. O vento move seus finos cabelinhos que se deixam levar. Com seus pezinhos congelando dentro de sapatos e meias de lãs, elas mal conseguem andar com tanto agasalho que a mãe colocou... "pra não pegar gripe". Os cachecóis surrados envolvendo pescocinhos, boquinhas e pedaços dos narizinhos. Olhinhos semicerrados. Vento serrando o rosto. Alegremente, sem sorrir, elas vão ao parque.
Tosses idosas ao longo do caminho, sentados nos bancos, jogando xadrez, com toucas que protegem os ouvidos.
Correiria e gritos sobre o chão de folhas secas do outono que ninguém varreu. Seguirão cantando a música que toca na propaganda.... ou, talvez, o hino nacional.
O frio desespera... de verdade, desespera. Desespera aqueles que não têm como se proteger, desespera aqueles que não têm motivos pra isso, desespera os velhos que, na primavera, vão morrer e as flores que não vão mais brotar.
Moços e moças abraçados, sentados na grama aquecidos pelo calor humano que cresce em seus corpos cada vez que chegam mais perto.
As nuvens cinzentas protegem as crianças mais novas do sol que, neste dia, só saiu pra brilhar.
Num dia de inverno elas vão ao parque. Elas vão sair e deixar suas mães aquecidas e preocupadas em casa. Mas que vão... e se divirtam por mim.

Nenhum comentário: